O que é a hanseníase?

A hanseníase é uma doença causada por um bacilo que tem uma predileção especial pela pele e pelos nervos.

Como a hanseníase causa a lesão no nervo?

O bacilo causa quatro tipos principais de lesões nos nervos: a primeira por provocar uma reação inflamatória associada à reação imunológica; a segunda pela lesão direta do bacilo no nervo; a terceira por causar uma diminuição no sangue que chega ao nervo (isquemia) e, por fim, por causar um inchaço no nervo o que provoca a compressão do mesmo quando o nervo passa por um túnel ao longo do seu trajeto.

Quais são as manifestações neurológicas da hanseníase?

A hanseníase geralmente causa uma série de manifestações neurológicas mas a principal é a alteração da sensibilidade com diminuição da sensação em algumas áreas do corpo. A dor é um sintoma importante principalmente quando nervos maiores são comprometidos. Nesses casos o quadro clínico será relacionado ao nervo que foi lesado.

Qual é o tratamento da hanseníase quando existe um comprometimento do nervo?

O tratamento geralmente é baseado no uso de medicação para combater o bacilo associada ou não ao uso de corticóide para diminuir a inflamação do nervo.

Quando existe a indicação de cirurgia?

Existem duas condições: quando é necessário realizar uma biópsia de um nervo para se analisar se há infecção ativa e quando existe uma compressão de nervo, geralmente o nervo ulnar.

A cirurgia cura a hanseníase?

Não. A cirurgia está indicada apenas para descomprimir o nervo.

Do que depende o resultado da cirurgia?

Principalmente da extensão da lesão do nervo, determinada pelo grau de infecção e pela resposta do organismo à mesma, e do tempo durante o qual o nervo ficou comprometido (quanto antes a cirurgia é realizada, melhor é o resultado)